Guerreiro Ramos: resgatando o pensamento de um sociólogo crítico das organizações Outros Idiomas

ID:
23205
Resumo:
Objetiva-se com este artigo apontar as contribuições de Alberto Guerreiro Ramos para os estudos críticos em administração, evidenciando o quanto o autor antecipa as preocupações e proposições dessa corrente dos estudos organizacionais. Tentase, também, demonstrar as bases da sociologia crítica das organizações utilizadas pelo autor e que o conduziram para uma nova teoria organizacional, resgatando sua agenda de pesquisa para os estudiosos da temática. Em linhas gerais, abordam-se os principais trabalhos de Guerreiro Ramos, os quais são examinados a partir de uma perspectiva analítica cuidadosamente estruturada. Para concluir, resgatam-se os trabalhos de seus discípulos, avaliam-se os limites do artigo e são feitas recomendações para futuras pesquisas, frisando que trazer à tona o pensamento de Guerreiro Ramos é uma forma de preservar a força do movimento de crítica à administração.
Citação ABNT:
PAULA, A. P. P.Guerreiro Ramos: resgatando o pensamento de um sociólogo crítico das organizações. Organizações & Sociedade, v. 14, n. 40, p. 169-188, 2007.
Citação APA:
Paula, A. P. P.(2007). Guerreiro Ramos: resgatando o pensamento de um sociólogo crítico das organizações. Organizações & Sociedade, 14(40), 169-188.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/23205/guerreiro-ramos--resgatando-o-pensamento-de-um-sociologo-critico-das-organizacoes/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português