Prazer e Sofrimento - Docente em uma Instituição de Ensino Superior Privada em Minas Gerais Outros Idiomas

ID:
28870
Resumo:
O artigo analisa a percepção de docentes de uma Instituição de Ensino Superior privada de Belo Horizonte sobre a vivência de prazer e sofrimento no trabalho, utilizando-se como método o estudo de caso de caráter quantitativo e qualitativo. Os dados quantitativos indicaram que a maioria dos resultados variou de “críticos” a “graves”. Realização profissional foi o fator de prazer no trabalho mais relevante. Esgotamento profissional destacou-se como o fator de sofrimento no trabalho mais crítico. O estudo mostrou associações positivas entre: a) sofrimento no trabalho (falta de reconhecimento e esgotamento profissional) e faixa etária e tempo no magistério; e b) sofrimento no trabalho (esgotamento profissional) e relações socioprofissionais (gestão do trabalho, comunicação e interação profissional). Os dados qualitativos revelaram que elementos de precarização no trabalho foram considerados como deflagradores de sofrimento no trabalho, principalmente aqueles relacionados à autonomia, a novas formas de avaliação do ensino superior e ao relacionamento interpessoal.
Citação ABNT:
MARTINS, A. A. V.; HONÓRIO, L. C. Prazer e Sofrimento - Docente em uma Instituição de Ensino Superior Privada em Minas Gerais. Organizações & Sociedade, v. 21, n. 68, p. 835-852, 2014.
Citação APA:
Martins, A. A. V., & Honório, L. C. (2014). Prazer e Sofrimento - Docente em uma Instituição de Ensino Superior Privada em Minas Gerais. Organizações & Sociedade, 21(68), 835-852.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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