Aprendizagem de praticantes da estratégia: contribuições da aprendizagem situada e da aprendizagem pela experiência Outros Idiomas

ID:
292
Resumo:
Este ensaio teórico tem por objetivo propor uma discussão acerca das contribuições de duas diferentes abordagens da aprendizagem - a aprendizagem situada e a aprendizagem pela experiência - para o entendimento do processo de aprendizagem dos praticantes da estratégia. A discussão está baseada numa fundamentação teórica que inclui aprendizagem de adultos, aprendizagem no ambiente de trabalho, aprendizagem situada, aprendizagem pela experiência e estratégia como prática. Defende-se que as teorias da aprendizagem de adultos, as quais enfatizam o contexto práticosocial, tal como a aprendizagem situada - que inclui o conceito de comunidades de prática - podem gerar insights para futuras pesquisas e apresentam pontos de interseção com a estratégia como prática, visto que ambas enfatizam as ações e interações entre os indivíduos que, coletivamente, aprendem e constroem a estratégia. Por outro lado, a abordagem da aprendizagem pela experiência propõe que a pessoa (ou o praticante da estratégia) interprete suas experiências em um determinado meio sócio-cultural, de modo que elas passem a fazer sentido. Apresentam-se, nas discussões, os pontos convergentes e divergentes entre as duas abordagens e as contribuições que ambas podem gerar para estudos futuros sobre o fenômeno da aprendizagem do praticante da estratégia.
Citação ABNT:
DIDIER, J. M. O. L.; LUCENA, E. A. Aprendizagem de praticantes da estratégia: contribuições da aprendizagem situada e da aprendizagem pela experiência. Organizações & Sociedade, v. 15, n. 44, art. 8, p. 129-148, 2008.
Citação APA:
Didier, J. M. O. L., & Lucena, E. A. (2008). Aprendizagem de praticantes da estratégia: contribuições da aprendizagem situada e da aprendizagem pela experiência. Organizações & Sociedade, 15(44), 129-148.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/292/aprendizagem-de-praticantes-da-estrategia--contribuicoes-da-aprendizagem-situada-e-da-aprendizagem-pela-experiencia/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português