O “Sagrado Instituído” e os “Deuses Sonhados”: organização Missionária e outras Metáforas Organizacionais Outros Idiomas

ID:
39150
Resumo:
Nesta pesquisa, nós analisamos as imagens organizacionais presentes no imaginário de 25 proprietários-gestores de organizações que produzem e/ ou comercializam artigos religiosos de religiões institucionalizadas: católica, espírita, evangélica, umbanda. Essas organizações estão localizadas em quatro cidades da região do Triângulo Mineiro. Para a coleta e a análise dos dados foram utilizadas a técnica de entrevista estruturada e o método de análise de conteú- do. A pesquisa está fundamentada em ontologia e epistemologia interpretativistas. A abordagem teórica é orientada por estudos da sociologia e da história das religiões e estudos sobre metáforas. Nos resultados, nós analisamos a metáfora da organização missionária como um conglomerado de imagens da organização e exploramos as relações entre pensamento, linguagem e as formas de ação do sagrado (Deus) sobre o profano (a organização e a gestão da organização).
Citação ABNT:
BORGES, J. F.; ENOQUE, A. G.; BORGES, A. F. O “Sagrado Instituído” e os “Deuses Sonhados”: organização Missionária e outras Metáforas Organizacionais. Organizações & Sociedade, v. 23, n. 76, p. 15-36, 2016.
Citação APA:
Borges, J. F., Enoque, A. G., & Borges, A. F. (2016). O “Sagrado Instituído” e os “Deuses Sonhados”: organização Missionária e outras Metáforas Organizacionais. Organizações & Sociedade, 23(76), 15-36.
DOI:
10.1590/1984-9230761
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/39150/o----sagrado-instituido----e-os----deuses-sonhados-----organizacao-missionaria-e-outras-metaforas-organizacionais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
BASTIDE, R. O sagrado selvagem. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2006.

BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

BEAUD, S.; WEBER, F. Guia para a pesquisa de campo. Petrópolis: Vozes, 2007.

BERGER, P. L. O dossel sagrado. São Paulo: Paulus, 1985.

BERTERO, C. O. A permanência da religião. RAE Executivo, v. 6, n. 6, p. 64-68, 2007.

BOJE, D. Critical Theory approaches to spirituality in business. In: BIBERMAN, J.; TISCHLER, L. (Ed.). Spirituality in business: theory, practice, and future directions. p. 160-187. New York: Palgrave Macmillan, 2008.

BOXENBAUM, E.; ROULEAU, L. New knowledge produce as bricolage: metaphors and scripts in organizational theory. Academy of Management Review, v. 36, n. 2, p. 272-296, 2011.

CORNELISSEN, J. P. Making sense of theory construction: metaphor and disciplined imagination. Organization Studies, v. 27, n. 11, p. 1579-1597, 2006.

DURKHEIM, E. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Paulinas, 1989.

DYCK, B.; WIEBE, E. Salvation, theology and organizational practices across the centuries. Organization, v. 19, n. 3, p. 299-324, 2012.

ELIADE, M. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FOREQUE, F. Igrejas arrecadam R$ 20 bilhões no Brasil em um ano. Folha de S. Paulo, p. A4, 22 jan. 2013.

GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2010.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.

HAAG, C. A força social da Umbanda. Pesquisa Fapesp, v. 188, p. 85-89, out. 2011. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2014. 2011.

HATCH, M. J.; YANOW, D. Methodology by metaphor: ways of seeing in painting and research. Organization Studies, v. 29, n. 1, p. 23-44, 2008.

IBGE.Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Características gerais da população − resultados da amostra. Disponível em: . Acesso em: 1 mar. 2010.

INNS, D. Metaphor in the literature of organizational analysis: preliminary taxonomy and a glimpse at a humanities-based perspective. Organization, v. 9, n. 2, p. 305-330, 2002.

KING KAUANUI, S. et al. Entrepreneurship and spirituality: a comparative analysis of entrepreneurs’ motivation. Journal of Small Business & Entrepreneurship, v. 23, p. 621-635, 2010.

KÖVECSES, Z. Metaphor. Oxford: Oxford University Press, 2002.

KROLL, L. Megachurches, megabusiness. Forbes.com, 17 Sept. 2003.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. Chicago; London: The University Chicago Press, 2003.

LIMA, P. L. C.; GIBBS, R.; FRANÇOZO, E. Emergência e natureza da metáfora primária. Cadernos Estudos Linguísticos, Campinas, v. 40, p. 107-140, 2001.

LOPES, E. Metáfora. São Paulo: Atual, 1986.

MENDONÇA, A. G. A experiência religiosa e a institucionalização da religião. Revista Estudos Avançados, v. 18, n. 52, p. 29-46, 2004.

MINTZBERG, H. Power and organizational life cycles. Academy of Management Review, v. 9, n. 2, p. 207-224, 1984.

MITROFF, I. Do not promote religion under the guise of spirituality. Organization, v. 10, p. 375-382, 2003.

MORGAN, G. Paradigms, metaphors, and puzzle solving in organization theory. Administrative Science Quarterly, v. 28, n. 4, p. 601-607, 1983.

ORTIZ, R. Durkheim: um percurso sociológico In: DURKHEIM, E. As formas elementares da vida religiosa. p. 5-24. São Paulo: Paulinas, 1989.

OSWICK, C.; KEENOY, T.; GRANT, D. Metaphor and analogical reasoning in organization theory: beyond orthodoxy. Academy of Management Review, v. 27, n. 2, p. 294-303, 2002.

PATTON, M. Q. Qualitative evaluation and research methods. Newbury Park: Sage Publications, 1990.

RICOEUR, P. A metáfora viva. São Paulo: Loyola, 2005.

ROMERO, S. A laboratory for revitalizing Catholicism. The New York Times, 14 de fev. 2013.

RUBIN, H. J.; RUBIN, I. S. Qualitative interviewing. Thousand Oaks: Sage Publications, 1995.

SCHIEMAN, S.; JUNG, J. H. “Practical divine influence”: socioeconomic status and belief in the prosperity gospel. Journal for the Scientific Study of Religion, v. 51, n. 4, p. 738-756, 2012.

SCHRODER, U. A. Da teoria cognitiva a uma teoria mais dinâmica, cultural e sociocognitiva da metáfora. Alfa, São Paulo, v. 52, n. 1, p. 39-56, 2008.

SCHWARZKOPF, S. The market order as metaphysical loot: theology and the contested legitimacy of consumer capitalism. Organization, v. 19, n. 3, p. 281-297, 2012.

SERAFIM, M. C.; MARTES, A. C. B.; RODRIGUEZ, C. “Segurando na mão de Deus”: organizações religiosas e apoio ao empreendedorismo. Revista de Administração de Empresas − RAE, São Paulo, Fundação Getulio Vargas, v. 52, n. 2, p. 217-231, 2012.

SILVERMAN, D. Interpretação de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

STOLL, S. J. Narrativas biográficas: a construção da identidade espírita no Brasil e sua fragmentação. Revista Estudos Avançados, v. 18, n. 52, p. 181-199, 2004.

TRACEY, P. Religion and Organization: a critical review of current trends and future directions. The Academy of Management Annals. p. 1-48, 2012.

TRACY, D. Metáfora e religião: o caso dos textos cristãos. In: SACKS, S. (Org.). Da metáfora. p. 95-109. São Paulo: EDUC; Pontes, 1992.

TSOUKAS, H. The missing link: a transformational view of metaphors in organizational science. Academy of Management Review, v. 16, n. 3, p. 566-585, 1991.

VALLE, E. A Renovação Carismática Católica. Algumas observações. Revista Estudos Avançados, v. 18, n. 52, p. 97-107, 2004.

WEBER, M. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

WEBER, M. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974.

WUTHNOW, R. Taking talk seriously: religious discourse as social practice. Journal for the Scientific Study of Religion, v. 50, n. 1, p. 1-21, 2011.