Análise da Produção Científica sobre Transformative Consumer Research e Transformative Service Research

ID:
62355
Resumo:
A Transformative Consumer Research (TCR) surgiu para preencher as lacunas e superar a fragmentação no campo da pesquisa em consumo no domínio do bem-estar. Este movimento deu origem à Transformative Service Research (TSR), estudos dedicados a identificar e avaliar os efeitos de bem-estar advindos dos serviços. O objetivo do presente trabalho foi mapear a produção científica sobre TCR e TSR, a partir de uma análise bibliométrica e uma análise de conteúdo de uma amostra de 114 artigos disponibilizados nas bases de dados Scopus, SciELO e SPELL. O estudo oferece um mapeamento dos periódicos e autores mais produtivos, das obras de maior impacto, além da análise das categorias temáticas e análises de redes. Os resultados mostram um discreto crescimento no interesse sobre o tema, o que indica a necessidade de intensificação de pesquisas no campo, voltadas principalmente a áreas de estudo tais como vulnerabilidade econômica, obesidade, consumo de álcool e drogas, indivíduos com deficiência física, práticas ambientais, adoção de estratégias sustentáveis, tecnologia e serviço social. No contexto brasileiro, identifica-se a necessidade de difundir o tema no âmbito acadêmico, ou seja, em programas de pós-graduação na área de marketing, revistas e eventos científicos. Em última análise, este trabalho é considerado um chamado a uma mudança nas perspectivas dos pesquisadores e avaliadores de periódicos em TCR e TSR.
Citação ABNT:
GOMES NETO, M. B.; SILVA, L. E. N.; LIMA, S. H. O.; GRANGEIRO, R. R. Análise da Produção Científica sobre Transformative Consumer Research e Transformative Service Research. Organizações & Sociedade, v. 28, n. 96, p. 77-111, 2021.
Citação APA:
Gomes Neto, M. B., Silva, L. E. N., Lima, S. H. O., & Grangeiro, R. R. (2021). Análise da Produção Científica sobre Transformative Consumer Research e Transformative Service Research. Organizações & Sociedade, 28(96), 77-111.
DOI:
10.1590/1984-92302021v28n9604PT
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/62355/analise-da-producao-cientifica-sobre-transformative-consumer-research-e-transformative-service-research/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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