A Aprendizagem Coletiva e em Rede Desenvolvida em Empreendimentos Formados por Mulheres da Economia Solidária: Uma Análise Pós-Colonialista Sobre uma Prática Feminista de Autogestão Outros Idiomas

ID:
73249
Resumo:
Esta pesquisa surge dos estudos das práticas de gestão de mulheres a partir do lugar da autogestão no âmbito da Rede Feminista da Economia Solidária (Resf)e, por isso, desenvolveu-se ao longo da pesquisa o termo práticas feministas de autogestão, considerando-se aspráticas que se performatizam na Economia Solidária (ES). O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar uma das práticas feministas de autogestão observadas em campo: o desenvolvimento da aprendizagem coletiva e em rede. Os principais aportes teóricos articulados partem estudos sobre práticas de gestão feministas, da perspectiva da racionalidade substantiva, dos estudos sobre aprendizagem organizacional e a visão pós-colonialista que adere ao contexto das mulheres na ES. A coleta de dados foi implementada a partir da história oral temática ementrevistas semiestruturadas com mulheres da Resfe observação direta e indireta em campo entre os anos de 2018 e 2021, registradas em diários de campo. A perspectiva adotada para a análise dos dados é aanálise crítica do discurso. Os resultados apontam para os seguintes achados: (I) não hierarquização da organização das práticas de aprendizagem; (II) troca intensa de informações dentro e fora da rede baseada nos laços de reciprocidade; (III) uma forma de aprendizagem que prioriza as experiências com um sistema de atividades no qual o conhecer não é separado do fazer. Para as mulheres, o conhecimento é integrado e distribuído na vida da comunidade, o que requer necessariamente o envolvimento que advém do sentimento de pertencimento e cuidado mútuo que as une.
Citação ABNT:
SOARES, M. N. M.; REBOUÇAS, S. M. D. P.; SILVA FILHO, J. C. L. Collective and Networked Learning Developed in Enterprises Formed by Women in the Solidarity Economy: A PostColonialist Analysis of a Feminist Self-Management Practice. Organizações & Sociedade, v. 30, n. 106, p. 1-28, 2023.
Citação APA:
Soares, M. N. M., Rebouças, S. M. D. P., & Silva Filho, J. C. L. (2023). Collective and Networked Learning Developed in Enterprises Formed by Women in the Solidarity Economy: A PostColonialist Analysis of a Feminist Self-Management Practice. Organizações & Sociedade, 30(106), 1-28.
DOI:
10.1590/1984-92302023v30n0018EN
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/73249/a-aprendizagem-coletiva-e-em-rede-desenvolvida-em-empreendimentos-formados-por-mulheres-da-economia-solidaria--uma-analise-pos-colonialista-sobre-uma-pratica-feminista-de-autogestao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
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