O capital social nas aglomerações produtivas de micro e pequenas empresas: estudo de um Arranjo Produtivo Turístico Outros Idiomas

ID:
23188
Resumo:
A abordagem dos Arranjos e Sistemas Produtivos Locais (ASPLs) revela-se como nova forma de análise das aglomerações de empresas. Tradicionalmente, o enfoque desta análise tem sido a indústria. O turismo, como ramo do setor de serviços, tem sido incipientemente estudado por essa abordagem. Este artigo busca analisar a organização dos diversos atores no território do Arranjo Produtivo Turístico de Canoa Quebrada-CE, sob a ótica das dimensões do capital social. A pesquisa, exploratório-descritiva e de natureza qualitativa e quantitativa, utilizou o escopo metodológico do estudo de caso. Concluiu-se que a dinâmica de funcionamento das configurações organizacionais no território indica a existência de vínculos interorganizacionais incipientes e pouco consistentes. A existência de um óbice no nível de confiança dos agentes no território do arranjo dificulta o estabelecimento de relações mais integradas, especialmente nas ações voltadas para o turismo, principal produto da região pesquisada.
Citação ABNT:
BARROS, F. S. O.; FARIA, M. V. C. M. O capital social nas aglomerações produtivas de micro e pequenas empresas: estudo de um Arranjo Produtivo Turístico. Organizações & Sociedade, v. 13, n. 39, p. 113-130, 2006.
Citação APA:
Barros, F. S. O., & Faria, M. V. C. M. (2006). O capital social nas aglomerações produtivas de micro e pequenas empresas: estudo de um Arranjo Produtivo Turístico. Organizações & Sociedade, 13(39), 113-130.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/23188/o-capital-social-nas-aglomeracoes-produtivas-de-micro-e-pequenas-empresas--estudo-de-um-arranjo-produtivo-turistico/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português