Adoção do modelo de Planejamento Estratégico Situacional no setor público brasileiro: um estudo de caso Outros Idiomas

ID:
23191
Resumo:
Apesar da indiscutível importância do planejamento estratégico em organizações do setor privado, quando se trata de experiências semelhantes em órgãos do setor público brasileiro, os relatos tornam-se mais escassos, com metodologias utilizadas não claramente definidas, geralmente adaptações, não tendo sido formuladas especificamente para a administração pública. Este artigo visa identificar os principais elementos referentes à metodologia do Planejamento Estratégico Situacional (PES), e sua adoção pela Coordenadoria da Administração Tributária (CAT) do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa exploratória com a utilização do método do estudo de caso, tendo sido selecionada uma experiência de destaque na administração pública tributária brasileira, apropriada para o estudo de caso único. São abordados no texto: os principais conceitos da administração estratégica na administração pública; o processo de planejamento estratégico da CAT com a adoção do PES; os principais resultados obtidos; e, finalmente, as conclusões e recomendações pertinentes, dentro do contexto do caso estudado.
Citação ABNT:
SOBREIRA NETO, F.; HOURNEAUX JUNIOR, F.; PÓLO, E. F. Adoção do modelo de Planejamento Estratégico Situacional no setor público brasileiro: um estudo de caso. Organizações & Sociedade, v. 13, n. 39, p. 149-165, 2006.
Citação APA:
Sobreira Neto, F., Hourneaux Junior, F., & Pólo, E. F. (2006). Adoção do modelo de Planejamento Estratégico Situacional no setor público brasileiro: um estudo de caso. Organizações & Sociedade, 13(39), 149-165.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/23191/adocao-do-modelo-de-planejamento-estrategico-situacional-no-setor-publico-brasileiro--um-estudo-de-caso/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português