Abbad, G. S. (1999). Um modelo integrado de avaliação de impacto do treinamento no trabalho IMPACT. (Tese de Doutorado). Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.
Abbad, G. S.; Coelho, F. A. Jr.; Freitas, I. A.; Pillati, R. (2006). Medidas de suporte em avaliação de TD&E. In: J. E. Borges-Andrade, G. S. Abbad, L. Mourão. (Eds.). Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: Fundamentos para a gestão de pessoas p. 395-421. Porto Alegre: Artmed.
Abbad, G. S.; Freitas, I.; Pillati, R. (2006). Contexto de trabalho, desempenho competente e necessidades em TD&E. In: J. E. Borges-Andrade, G. S. Abbad, & L. Mourão. (Eds.). Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: Fundamentos para a gestão de pessoas. p. 395-421. Porto Alegre: Artmed.
Abbad, G. S.; Sallorenzo, L. H. (2001). Desenvolvimento e validação de escalas de suporte à transferência de treinamento. Revista de Administração da USP, 36(2), 33-45. http://www.spell.org.br/documentos/ver/16571/desenvolvimento-e-validacao-de-escalas-de-suporte-a-transferencia-de-treinamento/i/pt-br.
Alagaraja, M.; Githens, R. P. (2016). Capacity and capability building for National HRD: A multi-level conceptual framework. Human Resource Development Review, 15(1), 77-100. doi: 10.1177/1534484315623908.
Araújo, N.S. J. (2013). Política de capacitação profissional: Um estudo a partir da avaliação do Curso de Especialização em Gestão Universitária da Universidade de Brasília. (Dissertação de Mestrado). Univer sidade de Brasília, Brasília, Brasil. https://repositorio.unb.br/handle/10482/15009.
Azevedo, L. S. L.; Ribeiro, L. G.; Schimdt, A.; Pazin, A. F. (2018). Impact of training in Advanced Cardiac Life Support (ACLS) in the professional career and work environment. Ciência e Saúde Coletiva, 23(3), 883-890. doi: 10.1590/1413-81232018233.13762016.
Banerjee, P.; Gupta, R.; Bates, R. (2017). Influence of organizational learning culture on knowledge worker's motivation to transfer training: Testing moderating effects of learning transfer climate. Current Psychology, 36, 606-617. doi: 10.1007/s12144-016-9449-8.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Bastos, A. V. B.; Siqueira, M. M. M.; Gomes, A. C. P. (2014). Cidadania organizacional. In M. M. M. Siqueira, (Ed.). Novas medidas do comportamento organizacional: Ferramentas de diagnóstico e de gestão p. 79-101. Porto Alegre: Artmed.
Bauer, M. W. (2010). Análise de conteúdo clássica: Uma revisão. In M. W. Bauer, & G. Gaskell (Eds.). Pesquisa qualitativa com texto: Imagem e som: Um manual prático p. 189-217. Petrópolis: Vozes.
Bell, B. S.; Tannenbaum, S. I.; Ford, J. K.; Noe, R. A.; Kraiger, K. (2017). 100 years of training and development research: What we know and where we should go. Journal of Applied Psychology, 102(3), 305-323. doi: 10.1037/apl0000142.
Borges-Andrade, J. E.; Abbad, G. S.; Zerbini, T.; Mourão, L. (2013). Treinamento, desenvolvimento e educação: Um modelo para sua gestão. In L.O. Borges, & L. Mourão. O trabalho e as organizações: Atuações a partir da Psicologia. p. 465-495. Porto Alegre: Artmed.
Caetano, A. (2012). Prefácio. In G. S. Abbad, L. Mourão, P. P. M. Meneses, T. Zerbini, J. E. Borges-Andrade, & R. Vilas-Boas. (Eds.). Medidas de avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação: Ferramentas para a gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Artmed.
Cantal, C.; Borges-Andrade, J. E.; Porto, J. B. (2015). Cooperação, comportamentos proativos ou sim plesmente cidadania organizacional? Uma revisão da produção nacional na área. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 15(3), 286-297. doi: 10.17652/rpot/2015.3.331.
Coelho, F. A. Jr.; Borges-Andrade, J. E. (2008). Uso do conceito de aprendizagem em estudos organizacio nais. Paideia, 18(40), 221-234. http://www.scielo.br/pdf/paideia/v18n40/02.pdf.
Colquitt, J. A.; Lepine, J. A.; Noe, R. A. (2000). Toward an integrative theory of training motivation: A meta-analytic path analysis of 20 years of research. Journal of Applied Psychology, 85(5), 678-707. http://www.psychologie.uni-mannheim.de/cip/tut/seminare_wittmann/meta_fribourg/Colquitt_etal_2000_MA_training_and_motivation.pdf.
Conlon, J. T. (2004). A review of informal learning literature, theory and implications for practice in develo ping global professional competence. Journal of European Industrial Training, 28(2/3/4), 283-295. doi: 10.1108/03090590410527663.
Costa, T. P. A. (2013). Transferência de aprendizagem, impacto do treinamento no trabalho, suporte à transferência de treinamento e produção acadêmica: Estudo em uma universidade pública brasileira. (Dissertação de Mestrado). Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil. http://www.pgpsi.ip.ufu.br/node/324.
Cross, J. (2007). Informal Learning: Rediscovering the natural pathways that inspire innovation and perfor mance. San Francisco: Pfeiffer-John Wiley & Sons.
Cunha, R. S. (2013). Treinamento experiencial e comportamento de cidadania organizacional: Um estudo com colaboradores administrativos de uma Instituição de Ensino Superior em Recife PE. (Dissertação de Mestrado). Faculdade Boa Viagem, Recife, Brasil. http://imagens.devrybrasil.edu.br/wp-content/uploads/sites/88/2015/01/17162735/Rafaela-Sampaio-da-Cunha.pdf?_ga=2.17523257.1641767719.1574885399-510738405.1574885399.
Ferreira, R. R.; Abbad, G. S.; Mourão, L. (2015). Training needs analysis at work. In K. Kraiger, J. Passmore, N. R. Santos, & S. Malvezzi. (Eds.). Handbook of the Psychology of Training, Development, and Perfor mance Improvement p. 32-48. London: Wiley Blackwell.
Ford, J. K.; Baldwin, T. P.; Prasad, J. (2018). Transfer of training: the known and the unknown. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 5, 1-25. doi: 10.1146/annurev-orgpsych-032117-104443.
Freitas, I. A.; Borges-Andrade, J. E.; Abbad, G. S.; Pilati, R. (2006). Medidas de impacto de TD&E no trabalho e nas organizações. In J. E. Borges-Andrade, G. S. Abbad, & L. Mourão. (Eds.). Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: Fundamentos para a gestão de pessoas p. 489-504. Porto Alegre: Artmed.
Garcia, F. A. S. (2013). O Impacto da espiritualidade no trabalho e de percepção de saúde organizacional so bre comportamentos de cidadania organizacional. (Dissertação de Mestrado). Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, Brasil. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/49.
Griffin, R. (2012). A practitioner friendly and scientifically robust training evaluation approach. Journal of Workplace Learning, 24(6), 393-402. doi: 10.1108/13665621211250298.
Hair, J. F. Jr.; Black, W. C.; Anderson, B. J.; Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. 6 ed. Porto Alegre: Bookman.
Hamblin, A. C. (1978). Avaliação e controle de treinamento. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil.
Ho, M. (2016). Investment in learning increases for fourth straight year. Talent and Development. https://www.td.org/Publications/Magazines/TD/TD-Archive/2016/11/Investment-in-Learning-Increa ses-for-Fourth-Straight-Year.
Homklin, T.; Takahashi, Y.; Techakanont, K. (2013). Effects of individual and work environment characteris tics on training effectiveness: Evidence from skill certification system for automotive industry in Thailand. International Business Research, 6(12), 1-17. doi: 10.5539/ibr.v6n12p1.
Homklin, T.; Takahashi, Y.; Techakanont, K. (2014). The influence of social and organizational support on transfer of training: Evidence from Thailand. International Journal of Training and Development, 18(2), 116-131. doi: 10.1111/ijtd.12031.
Lopes, H. E. (2005). Abrindo a caixa preta: Considerações sobre a utilização da análise fatorial confirmatória nas pesquisas em administração. Economia e Gestão, 5(11), 19-34. http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/42.
Martins, V.; Costa, L. V.; Siqueira, M. M. M. (2015). O Impacto do Comprometimento Afetivo e do Enga jamento no Trabalho sobre os Comportamentos de Cidadania Organizacional. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, 6(2), 2015. doi: 10.13059/racef.v6i2.327.
Massenberg, A. C.; Schulte, E. M.; Kauffeld, S. (2017). Never too early: Learning transfer system factors affecting motivation to transfer before and after training programs. Human Resource Development Quarterly, 28, 55-85. doi: 10.1002/hrdq.21256.
Monteiro, A. C. F.; Mourão, L. (2016). Resiliência e justiça organizacional como antecedentes da percepção de desenvolvimento profissional. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(1), 111-121. doi: 10.1590/010237722016012402111121.
Monteiro, A. C. F.; Mourão, L. (2017). Desenvolvimento profissional: A produção científica nacional e estrangeira. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 17(1). doi: 10.17652/rpot/2017.1.12246.
Mourão, L.; Borges-Andrade, J. E. (2013). Impact evaluation of T&D at the societal level. Journal of Workplace Learning, 25(8), 505-520. doi: 10.1108/JWL-12-2012-0081.
Mourão, L.; Porto, J. B.; Puente-Palacios, K. (2014). Construção e evidências de validade de duas escalas de percepção de desenvolvimento profissional. Psico-USF, 19(1), 73-85, doi: 10.1590/S141382712014000100008.
nd. (2006). Decreto 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF. Decreto 5.825, de 29 de junho de 2006. Estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF.
Paquay, L.; Wouters, P.; Van Nieuwenhoven, C. (2012). A avaliação, freio ou alavanca do desenvolvimento profissional? In L. Paquay, P. Wouters, & C. Van Nieuwenhoven (Eds.). A avaliação como ferramenta de planejamento do desenvolvimento profissional de educadores. p. 13-39). Porto Alegre: Penso.
Podsakoff, P. M.; MacKenzie, S. B.; Paine, J. B.; Bachrach, D. G. (2000). Organizational citizenship beha viours: A critical review of the theoretical and empirical literature and suggestions for future research. Journal of Management, 26(3), 513-563. doi: 10.1177/014920630002600307.
Rego, A. (2002). Climas éticos e comportamentos de cidadania organizacional. Revista de Administração de Empresas RAE, 42, 50-63. doi: 10.1590/S0034-75902002000100006.
Ribeiro, V. V.; Mourão, L. (2016). Percepção dos docentes do ensino fundamental sobre seu desenvolvimento profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 17(1), 55-65. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v17n1/07.pdf.
Saks, A. M.; Burke-Smalley, L. A. (2014). Is transfer of training related to firm performance? International Journal of Training and Development, 18(2), 104-115. doi: 10.1111/ijtd.12029.
Santos, G. M.; Fo.; Mourão, L. (2011). A relação entre comprometimento organizacional e impacto do treinamento no trabalho. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 11(1), 75-89. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpot/v11n1/v11n1a07.pdf.
Santos, J. R. V.; Mourão, L. (2011). Impacto do treinamento como variável preditora da satisfação com o trabalho. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, 46(3), 305-318. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0080210716302072.
Siqueira, M. M. M. (1995). Antecedentes de comportamentos de cidadania organizacional: A análise de um modelo pós-cognitivo. (Tese de Doutorado). Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.
Siqueira, M. M. M. (2003). Proposição e análise de um modelo para comportamentos de cidadania organizacional. Revista de Administração Contemporânea, 7(SPE), 165-184. doi: 10.1590/S141565552003000500009.
Sonnentag, S. (2002). Performance concepts and performance theory. In S. Sonnentag. (Ed.). Psychological management of individual performance: A handbook in the psychology of management in organizations p. 3-25. Chichester: Wiley.
Tinti, J. A. (2014). O impacto das políticas e práticas de recursos humanos sobre os comportamentos de cidadania organizacional (Dissertação de Mestrado). Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, Brasil. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/66.
Tonhäuser, C.; Büker, L. (2016). Determinants of transfer of training: A comprehensive literature review. International Journal for Research in Vocational Education and Training (IJRVET), 3(2),127-165. doi: 10.13152/IJRVET.3.2.4.
Universidade Federal do Vale do São Francisco. (2014). Plano de capacitação 2014. Petrolina, Brasil. http://www.sgp.univasf.edu.br/site/images/arquivos/capacitacao/PlanodeCapacitacao2014.pdf.
Van Der Locht, M.; Van Dam, K.; Chiaburu, D. S. (2013). Getting the most of management training: the role of identical elements for training transfer. Personnel Review, 42(4), 422-439. doi: 10.1108/PR-052011-0072.
Vargas, M. R. M.; Abbad, G. S. (2006). Bases Conceituais em treinamento, desenvolvimento e educação TD&E. In J. E. Borges-Andrade, G. S. Abbad, L. Mourão. (Eds.). Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: Fundamentos para a gestão de pessoas. p. 137-158. Porto Alegre: Artmed.
Wei Tian, A.; Cordery, J.; Gamble, J. (2016). Returning the favour: Positive employee responses to supervisor and peer support for training transfer. International Journal of Training and Development, 20(1), 1-16. doi: 10.1111/ijtd.12066.