Planejamento estratégico e gestão feminina em pequenas empresas: o caso das escolas particulares em Curitiba - Paraná Outros Idiomas

ID:
23177
Resumo:
O estudo teve como objetivos delinear o perfil das dirigentes e analisar o planejamento estratégico nessas empresas. Inicialmente foi desenvolvida revisão bibliográfica, abrangendo empreendedorismo, gênero feminino e planejamento estratégico em pequenas empresas. Para a pesquisa empírica, foi realizada uma parceria com o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná, por meio da qual se ofertou um curso de planejamento estratégico para organizações escolares. Em função dessas características, o método de pesquisa adotado foi o grupo de foco (focus group). Durante o curso, as participantes de 13 escolas receberam instruções sobre conceitos e iniciaram a elaboração de um planejamento estratégico, cujos resultados serviram para a análise dos dados. Os resultados do perfil mostram-se semelhantes aos de pesquisas anteriores; e os dados sobre estratégia demonstram que há interesse crescente em gestão escolar e significativa dificuldade em refletir, sistematicamente, sobre as informações em questão, principalmente na análise ambiental.
Citação ABNT:
TAKAHASHI, A. R. W.; GRAEFF, J. F.; TEIXEIRA, R. M. Planejamento estratégico e gestão feminina em pequenas empresas: o caso das escolas particulares em Curitiba - Paraná. Organizações & Sociedade, v. 13, n. 39, p. 29-44, 2006.
Citação APA:
Takahashi, A. R. W., Graeff, J. F., & Teixeira, R. M. (2006). Planejamento estratégico e gestão feminina em pequenas empresas: o caso das escolas particulares em Curitiba - Paraná. Organizações & Sociedade, 13(39), 29-44.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/23177/planejamento-estrategico-e-gestao-feminina-em-pequenas-empresas--o-caso-das-escolas-particulares-em-curitiba---parana/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português