Condições e desafios ao surgimento de comunidades de prática em organizações Outros Idiomas

ID:
1719
Resumo:
Ao realizar a revisão teórica sobre comunidades de prática, percebemos certa fragilidade na literatura que toma por certo o surgimento espontâneo dessas estruturas sociais no contexto organizacional, independentemente das variáveis culturais, das relações sociais e trabalhistas. Partindo dessa lacuna, este artigo objetiva examinar como emergem as comunidades de prática no contexto organizacional. Para levar a cabo nosso propósito de pesquisa, utilizamos a abordagem qualitativa e o estudo de caso do tipo múltiplo como estratégia metodológica. Constatamos que as comunidades de prática foram pouco verificadas nos casos estudados. Isso nos permitiu perceber que há elementos que funcionam como inibidores à geração de condições fecundas ao desenvolvimento dessas comunidades. Nesse sentido, propomos a noção de “cultura organizacional de aprendizagem socioprática” para melhor entender a criação de condições propícias à emergência de comunidades de prática.
Citação ABNT:
SOUZA-SILVA, J.Condições e desafios ao surgimento de comunidades de prática em organizações. Revista de Administração de Empresas, v. 49, n. 2, p. 176-189, 2009.
Citação APA:
Souza-silva, J.(2009). Condições e desafios ao surgimento de comunidades de prática em organizações. Revista de Administração de Empresas, 49(2), 176-189.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/1719/condicoes-e-desafios-ao-surgimento-de-comunidades-de-pratica-em-organizacoes/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português