Estratégia internacional de uma multinacional emergente brasileira: o caso JBS Outros Idiomas

ID:
7079
Resumo:
Este estudo preocupa-se em questionar se as teorias tradicionais de internacionalização são adequadas para explicar a expansão internacional das multinacionais de países emergentes. Procurando avançar nessa questão, investigam-se as estratégias de internacionalização adotadas pela JBS, multinacional brasileira do setor frigorífico. Os resultados evidenciam que a empresa adotou duas das cinco estratégias genéricas específicas ao contexto de países emergentes sugeridas por Ramamurti e Singh (2009): consolidador global e integrador vertical. Além disso, ao analisar a internacionalização da empresa em estudo, chama atenção a  velocidade do processo, em comparação às multinacionais tradicionais. Conclui-se que o principal modo de entrada que possibilitou a expansão internacional foi a aquisição e que essa trouxe vantagens à empresa, como o acesso a recursos estratégicos, o crescimento rápido, a possível superação da liability of foreignness, a oportunidade para competir globalmente e a diversificação dos segmentos de atuação que geram sinergias às atividades da empresa.
Citação ABNT:
SPOHR, N.; SILVEIRA, F. F. Estratégia internacional de uma multinacional emergente brasileira: o caso JBS. Revista de Administração de Empresas, v. 52, n. 3, p. 300-312, 2012.
Citação APA:
Spohr, N., & Silveira, F. F. (2012). Estratégia internacional de uma multinacional emergente brasileira: o caso JBS. Revista de Administração de Empresas, 52(3), 300-312.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/7079/estrategia-internacional-de-uma-multinacional-emergente-brasileira--o-caso-jbs/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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