Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo relatar a validação de escalas de avaliação de reações ao treinamento, bem como os resultados da análise do relacionamento entre os três mais tradicionais níveis: reação, aprendizagem e impacto do treinamento no trabalho.
A literatura especializada tem mostrado que os relacionamentos entre
esses níveis nem sempre são significativos ou estão na direção
tradicionalmente prevista. Apesar de muito importantes, medidas válidas e
confiáveis de reação ainda são raras. O questionário de avaliação de
reações descrito nesse trabalho contém 39 itens. Foi aplicado em uma
amostra de servidores públicos participantes de 229 cursos de curta
duração. As aproximadamente 3.700 respostas válidas aos questionários
foram submetidas à análise dos principais componentes e à análise
fatorial (PAF, rotação oblíqua - direct oblimin),e à análise de
consistência interna (alfa de Cronbach). Foram obtidas duas escalas
altamente confiáveis: uma concernente às reações ao treinamento e outra
referente ao desempenho do instrutor. Quanto ao relacionamento entre os
níveis de avaliação, encontrou-se que reações estão fortemente correlacionadas com impacto, porém fracamente com aprendizagem. Os resultados são discutidos em termos de suas implicações práticas e teóricas para avaliação de treinamento.
Resumo Inglês:
The present paper aims to report the validation of training reaction scales, as well as to report the results from an analysis of the relationship among the three most common levels: reaction, learning and impact of training on work.
The scientific literature has shown that the relationship between these
levels has not always been significant, or toward the predicted
direction. Despite their relevance, valid and reliable reaction measures
are very rare. The used reaction questionnaire contains 39 items. It
was applied in a sample of 229 training events. Approximately 3,700
valid questionnaires were subjected to factorial analysis (PAF - direct
oblimin) and internal consistency analysis (Cronbach's alpha). Two
scales with high level of reliabily were obtained: one of them
concerning training reactions and the another concerning the instructor
performance. Finally, very strong relationships were found between the reaction and impact levels, but poor relationships between the reaction and the learning level. The results are discussed in terms of their practical and theoretical implications for training evaluations.
Citação ABNT:
ABBAD, G.; GAMA, A. L. G.; ANDRADE, J. E. B. Treinamento: análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho. Revista de Administração Contemporânea, v. 4, n. 3, p. 25-45, 2000.
Citação APA:
Abbad, G., Gama, A. L. G., & Andrade, J. E. B. (2000). Treinamento: análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho. Revista de Administração Contemporânea, 4(3), 25-45.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/17175/treinamento--analise-do-relacionamento-da-avaliacao-nos-niveis-de-reacao--aprendizagem-e-impacto-no-trabalho/i/pt-br