Intercâmbio neocorporatista e inovação tecnológica: o caso do padrão eucalipto na Aracruz S. A. Outros Idiomas

ID:
17190
Resumo:
Diversos estudos interpretam o dinamismo econômico do complexo agroindustrial de celulose mediante diferentes perspectivas: o progresso tecnológico neoschumpeteriano; a atuação de políticas públicas planejadas; a influência de lobbies de representação de interesses privados etc. Entretanto resta um domínio pouco investigado pelos pesquisadores: aquele onde se desenvolvem as relações Estado-agentes econômicos como uma via expressa de mão dupla, na qual se tecem acordos importantes para a construção de um ambiente político-institucional propício à configuração de novos paradigmas econômico-tecnológicos nas empresas. Tomando como ilustração a análise da emergência e consolidação do padrão eucalipto na Aracruz Celulose S.A, entre 1965-1992, o trabalho argumenta que este processo de inovação tecnológica foi resultado histórico de interações das estratégias tecnológicas empresariais com o ambiente político-institucional, construído a partir de um duplo movimento de interação política das agências governamentais com a auto-organização de interesses privados. Para tal, os autores se utilizam de uma grade analítica construída a partir da articulação entre a abordagem neochumpeteriana de progresso tecnológico e a abordagem institucionalista de intercâmbio político neocorporatista.
Citação ABNT:
ANDRADE, J. C. S.; DIAS, C. C. Intercâmbio neocorporatista e inovação tecnológica: o caso do padrão eucalipto na Aracruz S. A.. Revista de Administração Contemporânea, v. 5, n. 1, p. 83-103, 2001.
Citação APA:
Andrade, J. C. S., & Dias, C. C. (2001). Intercâmbio neocorporatista e inovação tecnológica: o caso do padrão eucalipto na Aracruz S. A.. Revista de Administração Contemporânea, 5(1), 83-103.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/17190/intercambio-neocorporatista-e-inovacao-tecnologica--o-caso-do-padrao-eucalipto-na-aracruz-s--a-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português