Proposta de tipologia sobre alianças estratégicas Outros Idiomas

ID:
17200
Autores:
Resumo:
Este artigo considera as alianças estratégicas como forma particular de cooperação empresarial, reconhece a necessidade de esclarecer o conceito e sugere elementos de distinção de outras formas de cooperação e relacionamento interorganizacional. Contribuindo para este esforço de esclarecimento, reconhecem-se e discutem-se limitações na literatura, e propõe-se uma tipologia de alianças estratégicas. A tipologia adoptada é baseada em três domínios de cooperação, os quais, por sua vez, podem ser analisados à luz de várias actividades. No estudo empírico da tipologia de alianças estratégicas proposta recorreu-se a um questionário a que responderam 133 empresas industriais portuguesas participantes no programa Europartenariat da União Europeia. Os principais resultados obtidos sugerem que: (1) as empresas estudadas apresentam indicadores de cooperação muito positivos; (2) a intensidade de alianças estratégicas está associada à dimensão das empresas; (3) a intensidade global de alianças estratégicas varia consoante o sector de actividade; (4) a importância de cada tipo de aliança estratégica é também variável por sector de actividade; (5) a importância de cada tipo de aliança estratégica é variável, consoante o tipo de parceiro envolvido do outro lado da relação.
Citação ABNT:
EIRIZ, V.Proposta de tipologia sobre alianças estratégicas. Revista de Administração Contemporânea, v. 5, n. 2, p. 65-90, 2001.
Citação APA:
Eiriz, V.(2001). Proposta de tipologia sobre alianças estratégicas. Revista de Administração Contemporânea, 5(2), 65-90.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/17200/proposta-de-tipologia-sobre-aliancas-estrategicas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português