Avaliação de risco no transporte urbano: uma aplicação ao Metrô do Rio de Janeiro Outros Idiomas

ID:
17547
Resumo:
Este artigo apresenta a análise de decisões efetuada na avaliação e na valoração monetária dos riscos existentes no processo de concessão pública do Projeto Linha 3 do Metrô do Rio de Janeiro. Foi utilizada a metodologia de Árvore de Decisão, que permitiu a determinação do valor das conseqüências previstas, a partir dos riscos identificados. Adicionou-se o valor apurado dos riscos do Projeto ao seu valor econômico-financeiro, objetivando chegar ao novo valor monetário para o Projeto. Observou-se que, apesar de o Projeto apresentar viabilidade econômico-financeira compatível com o retorno esperado para o mercado metro-ferroviário, ele apresenta elevado grau de risco que, a partir da valoração monetária dos riscos, acaba por diminuir sensivelmente o valor final do Projeto, tornando-o, da forma como está concebido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, de pouco interesse para potenciais investidores.
Citação ABNT:
CAMPOS, L. C. S.; GOMES, L. F. A. M. Avaliação de risco no transporte urbano: uma aplicação ao Metrô do Rio de Janeiro. Revista de Administração Contemporânea, v. 9, n. 1, p. 103-124, 2005.
Citação APA:
Campos, L. C. S., & Gomes, L. F. A. M. (2005). Avaliação de risco no transporte urbano: uma aplicação ao Metrô do Rio de Janeiro. Revista de Administração Contemporânea, 9(1), 103-124.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/17547/avaliacao-de-risco-no-transporte-urbano--uma-aplicacao-ao-metro-do-rio-de-janeiro/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português