Title Portuguese:
Overbooking, gerenciamento de receitas e previsão de demanda: estudo empírico das posições em sistemas de reservas de companhias aéreas
Abstract:
The
practice of overbooking in air transportation is a result of a broader market
strategy, known as Yield Management (Revenue Management), which aims at
optimizing the total revenues of airlines. Given this complex environment for
decision making, one has that the investment in improving demand forecast
capabilities, and more specifically, in understanding the process of arrival of
requests in Reservation Systems, is potentially competitive advantage enhancing
and ultimately improves market performance. The present paper aims at
developing an empirical model of the arrivals of requests in airlines' (and,
more generally, service firms') Reservation Systems. By making use of a
database consisting of actual information collected from an airline operating
the Rio de Janeiro – São Paulo shuttle route, here we make use of parametric
estimation of a model of reservation arrivals. The time series modeling
implemented here can be regarded as within a theoretical framework for demand
forecast. Main results are indicative of an autoregressive process of arrivals
in which lagged variables along with differences have high predictive power of
current arrival levels. This paper is therefore able to fill a gap found in the
literature regarding forecast methods applied to corporate Reservation Systems.
Abstract Portuguese:
A prática de overbooking em transporte aéreo é o
resultado de uma estratégia mais ampla, conhecida como Gerenciamento de
Receitas (Revenue Management), que visa otimizar o faturamento da firma.
Neste contexto de complexidade da tomada de decisão, investir na habilidade de
fazer previsões acuradas de demanda e, sobretudo, do processo de chegada de
pedidos nos Sistemas de Reservas, confere vantagens competitivas relevantes à
empresa e melhor desempenho no mercado. O presente trabalho tem por objetivo
desenvolver uma modelagem do processo de chegadas nos Sistemas de Reservas de
companhias aéreas, sendo extensível para firmas prestadoras de serviços em
geral. Tendo como base um conjunto de informações reais, coletadas junto a uma
operadora da Ponte Aérea Rio de Janeiro-São Paulo, o estudo promove a estimação
paramétrica de um modelo de chegada de posições de reservas. O modelo
econométrico de séries temporais utilizado enquadra-se no referencial teórico
dos modelos de previsão de demanda. Os principais resultados são indicativos de
um processo auto-regressivo de chegadas, no qual variáveis de nível defasadas,
de variação e aceleração têm poder preditivo dos níveis correntes de chegada. O
estudo supre, assim, uma carência da literatura, relativa aos métodos de
previsão associados a Sistemas de Reservas corporativos.
ABNT Citation:
OLIVEIRA, A. V. M.; FERRAZ, R. B. Overbooking, gerenciamento de receitas e previsão de demanda: estudo empírico das posições em sistemas de reservas de companhias aéreas. Revista de Administração Contemporânea, v. 12, n. 2, art. 8, p. 481-506, 2008.
APA Citation:
Oliveira, A. V. M., & Ferraz, R. B. (2008). Overbooking, gerenciamento de receitas e previsão de demanda: estudo empírico das posições em sistemas de reservas de companhias aéreas. Revista de Administração Contemporânea, 12(2), 481-506.
Permalink:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/663/overbooking--yield-management-and-demand-forecast--an-empirical-study-of-the-arrivals-in-airline-reservation-systems/i/en