Extensão de marcas corporativas de serviços: o efeito da similaridade percebida da extensão e da qualidade percebida da marca Outros Idiomas

ID:
1473
Resumo:
O principal objetivo deste estudo é avaliar o efeito da qualidade percebida da marca-mãe e da similaridade percebida sobre as avaliações de extensões de marcas corporativas de serviços. Adicionalmente, também se deseja verificar se a elaboração das características da extensão contribuem para a sua avaliação. As hipóteses foram testadas por meio de três experimentos que envolveram no total 1.131 respondentes. No Estudo 1 foram utilizadas marcas fictícias como estímulo e verificou-se que a qualidade da marca-mãe teve efeito mais importante que a similaridade percebida sobre as avaliações de uma extensão de marca de serviços. No Estudo 2, utilizando como estímulos marcas reais, os mesmos resultados do Estudo 1 foram obtidos. No Estudo 3 verificou-se que a elaboração das características da extensão contribuiu positivamente apenas para uma das extensões propostas para a marca-mãe de alta qualidade, mas não teve nenhum efeito para as extensões propostas para a marca-mãe de baixa qualidade. Tomados em conjunto, os resultados sugerem que a qualidade percebida da marca-mãe tem papel fundamental na avaliação de extensões de marcas corporativas de serviços. O estudo contribui ainda com diversas hipóteses para estudos futuros e implicações gerenciais para gerentes de marcas corporativas de serviços.
Citação ABNT:
HERNANDEZ, J. M. C.; MENCK, T. M.; LOPEZ, D. M.; MOCELLIN, L. F. Extensão de marcas corporativas de serviços: o efeito da similaridade percebida da extensão e da qualidade percebida da marca. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 4, art. 1, p. 561-579, 2011.
Citação APA:
Hernandez, J. M. C., Menck, T. M., Lopez, D. M., & Mocellin, L. F. (2011). Extensão de marcas corporativas de serviços: o efeito da similaridade percebida da extensão e da qualidade percebida da marca. Revista de Administração Contemporânea, 15(4), 561-579.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/1473/extensao-de-marcas-corporativas-de-servicos--o-efeito-da-similaridade-percebida-da-extensao-e-da-qualidade-percebida-da-marca/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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