Tese, síntese, antítese: contributos para uma teoria dialéctica das organizações Outros Idiomas

ID:
17125
Resumo:
Gerir organizações parece ser uma tarefa cuja complexidade e dificuldade vai crescendo ao longo do tempo. Neste texto destacamos um dos principais motores dessa complexidade que parece merecer maior destaque do que aquele que lhe tem sido dado: a presença simultânea de duas abordagens antagónicas, que exercem forte pressão normativa sobre quem pratica a gestão. Recorrendo a um modelo dialéctico de construção de teoria, é proposto um modelo de organização e estratégia que resulta da síntese/confronto destas duas abordagens e que aparenta ser, ao mesmo tempo, suficientemente próximo da realidade para ser rotulado como descritivo e suficientemente distante para possuir algum poder normativo.
Citação ABNT:
CUNHA, M. P.; CUNHA, J. V. Tese, síntese, antítese: contributos para uma teoria dialéctica das organizações. Revista de Administração Contemporânea, v. 3, n. 3, p. 7-36, 1999.
Citação APA:
Cunha, M. P., & Cunha, J. V. (1999). Tese, síntese, antítese: contributos para uma teoria dialéctica das organizações. Revista de Administração Contemporânea, 3(3), 7-36.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/17125/tese--sintese--antitese--contributos-para-uma-teoria-dialectica-das-organizacoes/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português