Cultura e comprometimento organizacional em empresas hoteleiras Outros Idiomas

ID:
17391
Resumo:
Trata-se de uma pesquisa de campo que analisa a relação dos tipos de cultura organizacional presentes em algumas empresas hoteleiras com a natureza do vínculo estabelecido entre indivíduo e organização. O campo de pesquisa foi um grupo de hotéis convencionais da cidade de Uberlândia. O grupo de variáveis independentes do modelo proposto compreendia variáveis pessoais/profissionais e os tipos de cultura organizacional. A variável dependente era representada pelas três dimensões do comprometimento. Utilizou-se, além da estatística descritiva, análise de correlações e regressão múltipla. Os resultados indicaram a existência de relação dos tipos de cultura com os tipos de comprometimento. A cultura de função é o principal preditor do comprometimento normativo e instrumental e a cultura de tarefa é o principal preditor do comprometimento afetivo.
Citação ABNT:
NAVES, ?. M. R.; COLETA, M. F. D. Cultura e comprometimento organizacional em empresas hoteleiras. Revista de Administração Contemporânea, v. 7, n. n.spe, p. 205-222, 2003.
Citação APA:
Naves, ?. M. R., & Coleta, M. F. D. (2003). Cultura e comprometimento organizacional em empresas hoteleiras. Revista de Administração Contemporânea, 7(n.spe), 205-222.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/17391/cultura-e-comprometimento-organizacional-em-empresas-hoteleiras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português