Título Inglês:
The strategic dimension of the horizontal networks of SMOs: theorizations and evidences
Resumo:
No presente
artigo é feita uma reflexão sobre o tema redes interorganizacionais,
envolvendo aspectos teóricos e conceituais das tipologias de redes
interorganizacionais e de redes horizontais de pequenas e médias
empresas (PMEs), conduzindo o debate para uma tese central: a
configuração em rede como recurso estratégico para a competitividade das
PMEs. Na seqüência do artigo, são apresentados os aspectos
metodológicos e os resultados de um estudo de caso realizado em uma rede
horizontal de cooperação formada por 44 PMEs da indústria de
confecções, localizada na Região Sul do Brasil. As evidências teóricas e
empíricas sinalizam que a configuração em rede permite às PMEs
alcançarem os seguintes benefícios: maiores trocas de informações e
conhecimentos entre as empresas, participação e vendas de produtos em
feiras, lobbying, melhorias nos processos empresariais,
participação de palestras e de cursos de formação, barganha de preço
junto aos fornecedores, marketing conjunto, acesso a novos
representantes, maiores garantias no fornecimento de crédito aos
clientes, maior facilidade de comercialização de insumos entre as
empresas e ganhos de economias de escala, de escopo e de especialização.
Resumo Inglês:
The present
article reflects upon the interorganizational networks topic, dealing
with theoretical and conceptual aspects of the typologies of
interorganizational networks and horizontal networks of small and medium
organizations (SMOs), leading the debate to the central thesis: the
network configuration as a strategic resource for competitiveness of the
SMOs. Next, the methodological aspects are presented, as well as the
results of a case study developed with a horizontal network of
cooperation comprised by 44 SMOs of the clothing industry, located in
the South Region of Brazil. Theoretical and empirical evidences indicate
that the network configuration allows the SMOs to achieve benefits such
as: greater information and knowledge exchange between companies,
participation and sales of products in expositions, lobbying,
improvement of enterprise processes, participation in conferences and
training courses, price bargaining with suppliers, joint marketing,
access to new representatives, greater guarantees in providing credit to
customers, facilitated sales of inputs between companies, and gains in
economies of scale, scope and specialization.
Citação ABNT:
BALESTRIN, A.; VARGAS, L. M. A dimensão estratégica das redes horizontais de PMEs: teorizações e evidências. Revista de Administração Contemporânea, v. 8, n. n.spe, p. 203-227, 2004.
Citação APA:
Balestrin, A., & Vargas, L. M. (2004). A dimensão estratégica das redes horizontais de PMEs: teorizações e evidências. Revista de Administração Contemporânea, 8(n.spe), 203-227.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/17507/a-dimensao-estrategica-das-redes-horizontais-de-pmes--teorizacoes-e-evidencias/i/pt-br