Fotografias como um recurso de pesquisa em marketing: o uso de métodos visuais no estudo de organizações de serviços Outros Idiomas

ID:
18033
Resumo:
Argumenta-se que a adoção de métodos visuais de coleta e análise de dados em pesquisas de marketing de serviços oferece riqueza de informações aos estudos na área, pois o uso de fotos (ou vídeos) pode proporcionar objetividade e credibilidade, na medida em que uma imagem fornece prova tangível da existência de determinado fenômeno. Para ilustrar o uso dos métodos visuais, foram selecionadas e analisadas fotos de um hospital e de um hotel, extraídas dos sites das empresas com o objetivo de verificar como o gerenciamento de impressões leva um hospital a usar estratégias para intencionalmente se parecer com um hotel. Para dar respaldo ao trabalho, utilizou-se como base teórica os métodos visuais na pesquisa, o papel do cenário nos encontros de serviços, o gerenciamento de impressões e o marketing de serviços. E, visando demonstrar a possibilidade de uso da metodologia em discussão, apesar das possíveis dificuldades da transposição dos métodos visuais, que são adotados na Sociologia e na Antropologia, acredita-se que a discussão metodológica e a ilustração do uso das técnicas de coleta e análise de dados irão contribuir para o enriquecimento do debate e para a busca do aprimoramento das ferramentas metodológicas em administração e, especificamente, em marketing.
Citação ABNT:
MENDONÇA, R.; BARBOSA, M. L. A.; DURÃO, A. F. Fotografias como um recurso de pesquisa em marketing: o uso de métodos visuais no estudo de organizações de serviços. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, n. 3, p. 57-81, 2007.
Citação APA:
Mendonça, R., Barbosa, M. L. A., & Durão, A. F. (2007). Fotografias como um recurso de pesquisa em marketing: o uso de métodos visuais no estudo de organizações de serviços. Revista de Administração Contemporânea, 11(3), 57-81.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/18033/fotografias-como-um-recurso-de-pesquisa-em-marketing--o-uso-de-metodos-visuais-no-estudo-de-organizacoes-de-servicos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português