Análise do relacionamento entre a contabilidade gerencial e o processo de planejamento das organizações brasileiras Outros Idiomas

ID:
18074
Resumo:
Este estudo tem por objetivo investigar a existência de relacionamento entre os perfis da contabilidade gerencial e os perfis de planejamento de empresas brasileiras por meio de uma pesquisa de campo efetuada durante o ano de 2002, entre as empresas médias e grandes do ambiente empresarial brasileiro. A amostra foi obtida a partir da abordagem probabilística, dentro de um universo de 2.281 empresas. O construto levou em conta os avanços conceituais disponíveis, a aplicação do AHP (Analytic Hierarchy Process) e, através da técnica estatística de cluster analysis, os atributos da contabilidade gerencial das entidades foram agrupados em três diferentes perfis, sendo posteriormente aplicado o teste da mediana, com o objetivo de testar a significância estatística de tais diferenças. Como conclusão, pode-se afirmar que os perfis da contabilidade gerencial têm relacionamento com os perfis de aderência conceitual do planejamento estratégico e orçamento das entidades analisadas.
Citação ABNT:
FREZATTI, F.; GUERREIRO, R.; AGUIAR, A. B.; GOUVÊA, M. A. Análise do relacionamento entre a contabilidade gerencial e o processo de planejamento das organizações brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, n. n.spe2, p. 33-54, 2007.
Citação APA:
Frezatti, F., Guerreiro, R., Aguiar, A. B., & Gouvêa, M. A. (2007). Análise do relacionamento entre a contabilidade gerencial e o processo de planejamento das organizações brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, 11(n.spe2), 33-54.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/18074/analise-do-relacionamento-entre-a-contabilidade-gerencial-e-o-processo-de-planejamento-das-organizacoes-brasileiras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português