O que Gestão Estratégica tem a ver com capitalismo(s)? Outros Idiomas

ID:
33787
Resumo:
Os debates acerca do capitalismo no contexto de sucessivas crises da globalização neoliberal, apesar de negligenciados pela literatura de gestão estratégica (GE), são de central importância para estrategistas e acadêmicos de economias emergentes. Informados pela hegemonia do capitalismo histórico ocidental e, em resposta à vinculação da literatura de GE dos EUA aos discursos do capitalismo neoliberal como opção única, a literatura europeia abraçou a teoria de variedades de capitalismo e construiu a abordagem de estratégia como prática social. Por meio de um diálogo com a área de estudos internacionais, este artigo discute que a hegemonia euro-americana contemporânea em GE ajuda a construir a autoridade legítima de estrategistas das grandes corporações, tanto a invisibilizar estrategistas euro-americanos de Estado quanto a deslegitimar estrategistas e organizações do resto do mundo que representam outros tipos de capitalismo ou alternativas ao ocidentalismo histórico. Ao final, os autores argumentam que o campo de estratégia no Brasil deve fomentar uma perspectiva de geopolítica do conhecimento em estratégia que ajude a superar algumas das restrições impostas pelo capitalismo histórico ocidentalista e a permitir a difusão de outros tipos de capitalismo e alternativas não ocidentalistas.
Citação ABNT:
FARIA, A. A.; IMASATO, T.; GUEDES, A. L. M. O que Gestão Estratégica tem a ver com capitalismo(s)? . Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. Ed.Esp., p. 1-21, 2014.
Citação APA:
Faria, A. A., Imasato, T., & Guedes, A. L. M. (2014). O que Gestão Estratégica tem a ver com capitalismo(s)? . Revista de Administração Contemporânea, 18(Ed.Esp.), 1-21.
DOI:
10.1590/1982-7849rac20141177
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/33787/o-que-gestao-estrategica-tem-a-ver-com-capitalismo-s-----/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Accenture. (2008). Multi-polar world 2: the rise of the emerging-market multinational. Retrieved from http://www.accenture.com/SiteCollectionDocuments/PDF/MPW2.pdf

Alcadipani, R., & Bertero, C. (2012). Guerra fria e ensino do management no Brasil: o caso da FGV/EAESP. Revista de Administração de Empresas, 52(3), 284-299. doi: 10.1590/S0034- 75902012000300002

Alcadipani, R., & Caldas, M. (2012). Americanizing Brazilian management. Critical Perspectives on International Business, 8(1), 37-55. doi: 10.1108/17422041211197558

Amin, S. (2014). Capitalism in the age of globalization. London: Zed Books.

Arbix, G., Comin, A., Zilbovicius, M., & Abramovay, R. (2002). Brasil, México, África do Sul, Índia e China: diálogo entre os que chegaram depois. São Paulo: UNESP; USP.

Arrighi, G. (2007). Adam Smith in Beijing: lineages of the 21st century. London: Verso.

Arrighi, G. (2012). O longo século XX. Rio de Janeiro: Contraponto.

Baron, D. (2010). Business and its environment (6th ed.). New Jersey: Prentice Hall.

Bertero, C., Vasconcelos, F., & Binder, M. (2003). Estratégia empresarial: a produção científica brasileira entre 1991 e 2002. Revista de Administração de Empresas, 43(4), 48-62.

Bignetti, L. P., & Paiva, E. L. (2002). Ora (direis) ouvir estrelas!: estudo das citações de autores de estratégia na produção acadêmica brasileira. Revista de Administração Contemporânea, 6(1), 105-125. doi: 10.1590/S1415-65552002000100007

Boschi, R. (Org.). (2011). Variedades de capitalismo, política e desenvolvimento na América Latina. Belo Horizonte: Editora da UFMG.

Bowman, E., Singh, H., & Thomas, H. (2002). The domain of strategic management: history and evolution. In A. Pettigrew, H. Thomas, & R. Whittington (Eds.), Handbook of strategy and management (pp. 31-51). London: Sage.

Boyle, M.-E. (2004). Walking our talk: business schools, legitimacy, and citizenship. Business & Society, 43(1), 37-68. doi: 10.1177/0007650303262638

Bremmer, I. (2010). The end of the free market: who wins the war between states and corporations. European View, 9(2), 249-252. doi 10.1007/s12290-010-0129-z

Brenner, N. (1999). Beyond state-centrism? Space, territoriality, and geographical scale in globalization studies. Theory and society, 28(1), 39-78. doi: 10.1023/A:1006996806674

Brugmann, J., & Prahalad, C. (2007). Cocreating business: new social compact. Harvard Business Review, 85(2), 80-90.

Buzan, B. (2008). A leader without followers? The United States in world politics after Bush. International Politics, 45(5), 554–570. doi 10.1057/ip.2008.21

Campos, R. (1963). Economia, planejamento e nacionalismo. Rio de Janeiro: Apec.

Carter, C., Clegg, S., & Kornberger, M. (2008). Strategy as practice? Strategic Organization, 6(1), 83-99. doi 10.1177/1476127007087154

Carvalho, C., Vieira, M., & Goulart, S. (2005). A trajetória conservadora da teoria institucional. Revista de Administração Pública, 39(4), 849-874.

Chandler, A. D. (1977). The visible hand. Cambridge, MA: Harvard University Press.

Chase-Dunn, C. (2010). Globalization from below: toward a democratic global commonwealth. Journal of Globalization Studies, 1(1), 46-57. doi 10.1177/0002716202058001006

Clark, I. (2009). Bringing hegemony back in: the United States and international order. International Affairs, 85(1), 23–36. doi: 10.1111/j.1468-2346.2009.00778.x

Clegg, S., Carter, C., Kornberger, M., & Schweitzer, J. (2011). Strategy: theory and practice. London: Sage.

Clegg, S., Ibarra-Colado, E., & Bueno-Rodriguez, L. (Eds.). (1999). Global management: universal theories and local realities. London: Sage.

Cronin, B. (2001). The paradox of hegemony: America's ambiguous relationship with the United Nations. European Journal of International Relations, 7(1), 103-130. doi: 10.1177/1354066101007001004

Dahan, N., Doh, J., & Guay, T. (2006). The role of multinational corporations in transnational institution building: a policy network perspective. Human Relations, 59(11), 1571-1600. doi: 10.1177/0018726706072854

Davis, I. (2006). “Soft” leadership in business. McKinsey Quarterly, 2, 4-5.

DiMaggio, P., & Powell, W. (1983). The iron cage revisited: institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields. American Sociological Review, 48(2), 147-160.

Diniz, E. (2000). Globalização, reformas econômicas e elites empresariais. Rio de Janeiro: Editora FGV.

Diniz, E. (2010). Estado, variedades de capitalismo e desenvolvimento em países emergentes. Desenvolvimento em Debate, 1(1), 7-27.

Diniz, E., & Boschi, R. R. (2003). Empresariado e estratégias de desenvolvimento. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 18(52), 15-33. doi: 10.1590/S0102-69092003000200002

Dörrenbächer, C., & Geppert, M. (2009). A micro-political perspective on subsidiary initiative-taking: evidence from German-owned subsidiaries in France. European Management Journal, 27(2), 100-112. doi: 10.1016/j.emj.2008.06.004

Eaton, K., & Dickovick, J. (2004). The politics of re-centralization in Argentina and Brazil. Latin America Research Review, 39(1), 90-121. doi: 10.1353/lar.2004.0007

Fachin, R. C., & Silva, L. C. M. da (1984). O comportamento político do dirigente de empresa estatal na formulação de estratégias. Revista de Administração de Empresas, 24(4), 243-252. doi: 10.1590/S0034-75901984000400035

Faria, A. (2011). Repensando redes estratégicas. Revista de Administração Contemporânea, 15(1), 84-102. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/rac/v15n1/v15n1a06.pdf. doi: 10.1590/S1415-65552011000100006

Gamble, J. (2010). Transferring organizational practices and the dynamics of hybridization: Japanese retail multinationals in China. Journal of Management Studies, 47(4), 705-732. doi: 10.1111/j.1467-6486.2009.00876.x

Ghoshal, S. (2005). Bad management theories are destroying good management practices. Academy of Management Learning and Education, 4(1), 75–91. doi: 10.5465/AMLE.2005.16132558

Giroux, H. (2009). Democracy’s nemesis: the rise of the corporate university. Cultural Studies – Critical Methodology, 9(5), 669-695. doi: 10.1177/1532708609341169

Giroux, H. (2012). The post 9/11 militarization of higher education. International Journal of Sociology of Education, 1(1), 27-53. doi: 10.4471/rise.2012.02

Gonçalves, R. (2005). Economia política internacional: fundamentos teóricos e as relações internacionais do Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier.

Guedes, A. (2010). Negócios internacionais e gestão internacional: evolução do campo teórico. In M. Oliveira (Org.), Multinacionais brasileiras (pp. 21-38). São Paulo: Bookman.

Hall, P., & Soskice, D. (Eds.). (2001). Varieties of capitalism. Oxford: Oxford University Press.

Hambrick, D. C. (2004). The disintegration of strategic management: it’s time to consolidate our gains. Strategic Organization, 2(1), 91-98. doi: 10.1177/1476127004040915

Harvey, D. (2003). New imperialism. Oxford: Oxford University Press.

Harvey, D. (2007). A brief history of neoliberalism. Oxford: Oxford University Press.

Harvey, D. (2010). The enigma of capital. London: Profile Books.

Harvey, D. (2014). Seventeen contradictions and the end of capitalism. Oxford: Oxford University Press.

Henisz, W. J., Zelner, B. A., & Guillén, M. F. (2005). The worldwide diffusion of market-oriented infrastructure reform, 1977-1999. American Sociological Review, 70(6), 871-897. doi: 10.1177/000312240507000601

Hurd, I. (1999). Legitimacy and authority in international politics. International Organization, 53(2), 379–408. doi: 10.1162/002081899550913

Hurrell, A. (2005). Legitimacy and the use of the force: can the circle be squared? Review of International Studies, 31, 15-32. doi: 10.1017/S0260210505006765

Hurrell, A. (2009). Hegemonia, liberalismo e ordem global: qual é o espaço para potências emergentes? In A. Hurrell (Org.), Os BRICs e a ordem global (pp. 9-41). Rio de Janeiro: FGV.

Hurrell, A., & Sengupta, S. (2012). Emerging powers, North–South relations and global climate politics. International Affairs, 88(3), 463-484. doi: 10.1111/j.1468-2346.2012.01084.x

Ibarra-Colado, E. (2006). Organization studies and epistemic coloniality in Latin America: thinking otherness from the margins. Organization, 13(4), 463-488. doi: 10.1177/1350508406065851

Ingram, P., & Silverman, B. (2002). The new institutionalism in strategic management. Advances in Strategic Management, 19, 1-30.

Jacobs, L. R., & King, D. S. (2010). Varieties of Obamaism: structure, agency and the Obama presidency. Perspectives on Politics, 8(3), 793-802. doi: 10.1017/S1537592710002033

Khanna, T., & Palepu, K. (2006). Emerging giants: Building world class companies in developing countries. Harvard Business Review, 84(10), 60–69.

Khanna, T., Palepu, K., & Sinha, J. (2005). Strategies that fit emerging markets. Harvard Business Review, 83(2), 63-76.

Kohlhepp, G. (2010). Análise da situação da produção de etanol e biodiesel no Brasil. Estudos Avançados, 24(68), 223-253. doi: 10.1590/S0103-40142010000100017

Kostova, T., & Roth, K. (2002). Adoption of an organizational practice by subsidiaries of multinational corporations: institutional and relational effects. Academy of Management Journal, 45(1), 215-233. doi: 10.2307/3069293

Lima, E. (1999). Privatização e desempenho econômico: teoria e evidência. In F. Pereira (Org.), Financiamento do desenvolvimento brasileiro (Vol. 2, pp. 209-249). Brasília: IPEA.

Lima, M., & Coutinho, M. (2007). Uma versão estrutural do regionalismo. In E. Diniz (Ed.), Globalização, estado e desenvolvimento: dilemas do Brasil no novo milênio (pp. 125-151). Rio de Janeiro: FGV Editora.

Lima, M., & Hirst, M. (2009). Brasil como país intermediário e poder regional. In A. Hurrell (Ed.), Os Brics e a ordem global (pp. 43-73). Rio de Janeiro: FGV Editora.

Lipartito, K., & Sicilia, D. (Eds.). (2004). Constructing corporate America. Oxford: Oxford University Press.

Maciel, C., & Augusto, P. (2013). A practice turn e o movimento social da estratégia como prática: está completa essa virada?. Revista de Administração Mackenzie, 14(2), 155-178. doi: 10.1590/S1678-69712013000200007

Madeley, J. (2008). Big business, poor peoples (2nd ed.). London: Zed.

Mahajan, V., & Banga, K. (2006). The 86% solution. Upper Saddle River: Wharton School.

Martins, C. (2011). Globalização, dependência e neoliberalismo na América Latina. São Paulo: Boitempo.

Matten, D. (2009). Review essay: nullit's the politics, stupid!null: reflections on the role of business in contemporary nonfiction. Business Society, 48, 565-576. doi: 10.1177/0007650309337123

Meltzer, A. (2012). Why capitalism? Oxford: Oxford University.

Mignolo, W. (2011). The darker side of western modernity. London: Duke University Press.

Morgan, G. (2007). National business systems research: progress and prospects. Scandinavian Journal of Management, 23(2), 127-145. doi: 10.1016/j.scaman.2007.02.008

Morgan, G., & Kristensen, P. H. (2006). The contested space of multinationals: varieties of institutionalism, varieties of capitalism. Human Relations, 59(11), 1467-1490. doi: 10.1177/0018726706072866

Murphy, J., & Zhu, J. (2012). Neo-colonialism in the academy? Anglo-American domination in management journals. Organization, 19(6), 915-927. doi: 10.1177/1350508412453097

Nye, J. (2008). The powers to lead. Oxford: Oxford University.

Parmar, I. (2012). Foundations of the American century. New York: Columbia University Press.

Peng, M., & Parente, R. (2012). Institution-based weaknesses behind emerging multinationals. Revista de Administração de Empresas, 52(3), 360-364. doi: 10.1590/S0034-75902012000300007

Pettigrew, A., Thomas, H., & Whittington, R. (Eds.). (2002). Handbook of strategy and management. London: Sage.

Philo, G., & Miller, D. (2001). Market killing. Harlow: Longman.

Pieterse, J. N., & Peters, M. A. (2012). Understanding the sources of anti-westernism: a dialogue between Jan Nederveen Pieterse and Michael A. Peters. Policy Futures in Education, 10(1), 59-69. doi: 10.2304/pfie.2012.10.1.59

Piketty, T. (2014). Capital in the twentieth first century. Belknap Press.

Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2006). Strategy and society: the link between competitive advantage and corporate social responsibility. Harvard Business Review, 84(12), 78-92.

Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2011). Creating shared value. Harvard Business Review, 89(1/2), 62-77.

Prasad, A. (Ed.). (2003). Postcolonial theory and organizational analysis. New York: Palgrave.

Prasad, A. (Ed.). (2012). Against the grain. Denmark: Copenhagen Business School Press.

Quijano, A., & Wallerstein, I. (1992). Americanity as a concept or the americas in the imaginary of the modern world-system. International Journal of Social Science, (134), 549-559.

Readings, B. (1996). University in ruins. Cambridge: Harvard University Press.

Rodrigues, S. B., Duarte, R. G., & Carrieri, A. P. de (2012). Indigenous or imported knowledge in Brazilian management studies: a quest for legitimacy? Management and Organization Review, 8(1), 211-232. doi: 10.1111/j.1740-8784.2011.00276.x

Roper, J. (2005). Symmetrical communication: excellent public relations or a strategy for hegemony? Journal of Public Relations Research, 17(1), 69-86. doi: 10.1207/s1532754xjprr1701_6

Rosillo-Calle, F., & Cortez, L. A. B. (1998). Toward ProAlcool II: a review of the Brazilian bioethanol programme. Biomass and Bioenergy, 14(2), 115-124. doi: 10.1016/S0961-9534(97)10020-4

Rumelt, R. (2008, December). Strategy in a ‘structural break’. McKinsey Quarterly, 1-9.

Santos, B. (2006). Globalizations. Theory, Culture & Society, 23(2/3), 393-399. doi: 10.1177/026327640602300268

Santos, B. S. de (2009). A non-occidentalist west? Learned ignorance and ecology of knowledge. Theory, Culture & Society, 26(7/8), 103-125. doi: 10.1177/0263276409348079

Santos, T. (1994). Evolução histórica do Brasil. Petrópolis: Vozes.

Saraiva, E. V., Carrieri, A. P. de, Aguiar, A. R. C., & Brito, V. G. P. da (2011). Um "pas de deux" da estratégia com a arte: as práticas do grupo Corpo de Balé. Revista de Administração Contemporânea, 15(6), 1016-1039. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/rac/v15n6/04.pdf. doi: 10.1590/S1415-65552011000600004

Shefner, J., & Fernández-Kelly, P. (Eds.). (2011). Globalization and beyond. University Park: Pennsylvania State University.

Sklair, L. (2011). The transition from capitalist globalization to socialist globalization. Journal of Democratic Socialism, 1(1), 1-14.

Steger, M. (2009). Globalisms. New York: Rowman & Littlefield.

Steger, M., & Roy, R. (2010). Neoliberalism: a very short introduction. Oxford: Oxford University Press.

Stiglitz, J. (2002). Globalization and its discontents. New York: W. Norton.

Suchman, M. C. (1995). Managing legitimacy: strategic and institutional approaches. Academy of Management Review, 20(3), 571-610. doi: 10.5465/AMR.1995.9508080331

Swyngedouw, E. (2005). Governance innovation and the citizen: the Janus face of governance-beyond the -state. Urban Studies, 42(11), 20-31. doi: 10.1080/00420980500279869

Symons, J. (2011). The legitimation of international organizations: examining the identity of communities that grant legitimacy. Review of International Studies, 37(5), 2557-2583. doi: 10.1017/S026021051000166X

Vaara, E., & Durand, R. (2012). How to connect strategy research with broader issues that matter? Strategic Organization, 10(3), 248-255. doi: 10.1177/1476127012452827

Vaara, E., & Whittington, R. (2012). Strategy-as-practice: taking social practices seriously. Academy of Management Annals, 6(1): 285-336. doi: 10.1080/19416520.2012.672039

Wallerstein, I. (2011). Historical capitalism. London: Verso.

Wanderley, S., & Faria, A. (2012). The Chandler–Furtado case: a de-colonial re-framing of a North/South (dis)encounter. Management & Organizational History, 7(3), 219-236. doi: 10.1177/1744935912444355

Whitley, R. (1999). Divergent capitalisms. Oxford: Oxford University Press.

Whittington, R. (1993). What is strategy: and does it matter?. London: Routledge.

Whittington, R. (2012). Big strategy/small strategy. Strategic Organization, 10(3), 263-268. doi: 10.1177/1476127012452828

Whittington, R., Jarzabkowski, P., Mayer, M., Mounoud, E., Nahapiet, J., & Rouleau, L. (2003). Taking strategy seriously. Journal of Management Inquiry, 12(4), 396-409. doi: 10.1177/1056492603258968

Whittington, R., & Mayer, M. (2005). The European corporation: strategy, structure and social science. Oxford: Oxford University.

Wilson, D., & Purushothaman, R. (2003). Dreaming with BRICs: the path to 2050 [Global Economic Papers nº 99]. Goldman Sachs, New York, NY, USA.

Witcher, B. J., & Chau, V. S. (2012). Varieties of capitalism and strategic management: managing performance in multinationals after the global financial crisis. British Journal of Management, 23(Suppl. SI), S58–S73. doi: 10.1111/j.1467-8551.2012.00816.x

Young, R. (2003). Postcolonialism: a very short introduction. Oxford: Oxford University Press.