Afinal, quantas empresas tem esta cidade? Outros Idiomas

ID:
1171
Resumo:
Barueri é um municipio da Grande São Paulo, localizado a oeste da capital. A cidade oferece alíquotas diferenciadas para impostos a empresas que ali se instalam, tornando-se importante polo de atração industrial. Em virtude da oferta de tais benefícios, o município ficou repleto de empresas de papel, ou seja, empresas se estabelecem formalmente na cidade, mas não desenvolvem ali sua operação. Tal fato torna difícil a tarefa de identificar organizações cujas operações aconteçam efetivamente no município. O contato telefonico com uma empresa com sede em Barueri resulta, frequentemente, em tratar com um escritório de contabilidade que a representa, uma vez que a operação está em outros lugares. A Universidade Presbiteriana Mackenzie pretendeu produzir um trabalho de aproximação com empresas da região, em face dos planos de desenvolvimento estabelecidos para o câmpus Tamboré, localizado em Barueri. Desta feita, era imprescindível definir universo e plano amostral com empresas cujas operações ocorressem na circunvizinhança, com vistas a estabelecer programas de parcerias. Deu-se, então, o desafio de encontrar quais organizações estavam efetivamente no municipio, uma vez que as empresas de papel não interessavam para os propósitos de desenvolvimento do campus. Como encontrá-las?
Citação ABNT:
TORRES, R. R.; RODRIGUES, A. L. Afinal, quantas empresas tem esta cidade?. Revista de Administração Contemporânea, v. 14, n. 3, p. 558-569, 2010.
Citação APA:
Torres, R. R., & Rodrigues, A. L. (2010). Afinal, quantas empresas tem esta cidade?. Revista de Administração Contemporânea, 14(3), 558-569.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/1171/afinal--quantas-empresas-tem-esta-cidade-/i/pt-br
Tipo de documento:
Caso de Ensino
Idioma:
Português
Referências:
Aaker, D. A., Kumar, V., & Day, G. S. (1995). Marketing research (5 th ed.). New York: John Wiley & Sons.

Guimarães, R. T. (2005). Avaliação de marca das instituições de ensino superior no segmento de mestrado e doutorado em administração: uma abordagem multivariada. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Kinnear, T. C., & Taylor, J. R. (1996). Marketing research: an applied approach (5 th ed.). New York: McGraw-Hill.

Malhotra, N. K. (2001). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman.

Osuna, J. R. (1991). Métodos de muestreo. España: CIS.

Pérez, C. (1999). Técnicas de muestreo estadístico: teoría, práctica y aplicaciones informáticas. Madrid: RA-MA.

Torres, R. R. (2000). Estudo sobre os planos amostrais das dissertações e teses em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e da Escola de Administração da Universidade Fed eral do Rio Grande do Sul: uma contribuição crítica. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.