O Sotaque Estadunidense Representa uma Vantagem em Decisões de Emprego no Brasil? Outros Idiomas

ID:
43071
Resumo:
O objetivo deste estudo foi examinar a relação entre o sotaque de um candidato a uma vaga de trabalho hipotética, bem como suas características pessoais (competência percebida e cordialidade), e os julgamentos relacionados ao desempenho deste no trabalho pretendido (adequação ao cargo, probabilidade de promoção e de contratação). Para tal, foi realizado um experimento com uma amostra de 304 alunos e ex-alunos de um curso de MBA em Gestão de Pessoas, de uma instituição de ensino superior sediada na cidade de São Paulo. Os resultados mostraram que, comparados a um candidato a uma vaga de trabalho brasileiro, o profissional com um sotaque estadunidense no idioma português foi mais bem avaliado em termos de adequação ao cargo, probabilidade de contratação e competência percebida. O candidato brasileiro, por sua vez, recebeu avaliações mais favoráveis em termos de probabilidade de promoção e cordialidade percebida. Uma vez que foram identificados vieses nos julgamentos relacionados ao trabalho realizados pelos participantes da pesquisa, sugere-se que as empresas busquem contratar selecionadores menos propensos a julgamentos estereotipados de candidatos a vagas de trabalho.
Citação ABNT:
ARAUJO, B. F. V. B.; CORREA, F.; WOLTERS, M. O Sotaque Estadunidense Representa uma Vantagem em Decisões de Emprego no Brasil? . Revista de Administração Contemporânea, v. 20, n. 6, p. 693-714, 2016.
Citação APA:
Araujo, B. F. V. B., Correa, F., & Wolters, M. (2016). O Sotaque Estadunidense Representa uma Vantagem em Decisões de Emprego no Brasil? . Revista de Administração Contemporânea, 20(6), 693-714.
DOI:
http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2016150181
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/43071/o-sotaque-estadunidense-representa-uma-vantagem-em-decisoes-de-emprego-no-brasil--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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