Building Social Capital for Internationalization Outros Idiomas

ID:
6986
Resumo:
Capital social pode ser definido como relacionamentos sociais que conferem benefícios atuais ou potenciais. Trata-se, portanto, de um tipo particular de recurso. As pesquisas recentes chamam atenção para a maneira como conexões e relacionamentos (networking), tanto domésticos quanto internacionais, podem ser crucialmente importantes para pequenas e médias empresas (PMEs) que buscam exportar ou Investir no exterior. Contudo pouco ainda se sabe sobre como as empresas iniciam, desenvolvem e mantêm o capital social. O presente artigo tem por base o estudo de 32 PMEs britânicas que exportam ou, tentam exportar, para o Brasil e de agências institucionais britânicas, cujo papel consiste em facilitar a condução de negócios entre as PMEs britânicas e brasileiras. O estudo abordou tanto as funções do capital social para as PMEs quanto o processo por meio do qual isso foi desenvolvido. A pesquisa apresentada neste trabalho confirma o valor do capital social no empreendedorismo internacional. O capital social pode facilitar a obtenção de informação e interpretação das oportunidades de mercado, além de outras vantagens. A pesquisa também confirma a importância vital da confiança interpessoal na sustentação do capital social entre pequenas empresas.
Citação ABNT:
RODRIGUES, S. B.; CHILD, J. Building Social Capital for Internationalization. Revista de Administração Contemporânea, v. 16, n. 1, p. 23-38, 2012.
Citação APA:
Rodrigues, S. B., & Child, J. (2012). Building Social Capital for Internationalization. Revista de Administração Contemporânea, 16(1), 23-38.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/6986/building-social-capital-for-internationalization/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
Referências:
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